Wednesday, February 14, 2007

It's Valentine's Day

Apesar de muita gente achar que é apenas o “Dia dos Namorados” americano, o costume de romantizar 14 de fevereiro já aparecia em 1382 num poema de Geoffrey Chaucer comemorando o aniversário de noivado de Ricardo II da Inglaterra com Ana da Boemia.

“Pois isto aconteceu no dia de São Valentino,
Quando todas as aves vem escolher parceria”


Mas esta data já havia sido declarada como o dia do santo em 496 pelo Papa Gelásio I, até que em 1969 a Igreja Católica resolveu remover São Valentino do seu calendário oficial. Espertamente, o Dia dos Namorados no Brasil é 12 de junho, véspera do casamenteiro Santo Antonio que é bem mais seguro no calendário.

Claro que Al “Scarface” Capone tornou a data mais famosa em 1929 mandando metralhar 7 membros da gangue rival de George “Bugs” Moran numa garagem em Chicago, num ano em que o Chicago Bears venceu apenas 4 partidas e sofreu 9 derrotas. Mas não creio que Capone era muito ligado em futebol americano senão as vítimas seriam o técnico George Halas e seus jogadores.

Mas voltando ao romance do dia de hoje, ninguém tem sentimentos mais felizes do que as empresas de cartões, chocolates, jóias e presentes dos Estados Unidos que esperam uma renda de 13,7 bilhões de dólares como fruto do amor alheio.

Pessoalmente, eu acho que cada beijo que você der no seu namorado ou namorada (se você estiver namorando) é uma comemoração. E se você não estiver namorando, é um bom dia para lembrar o primeiro grande amor com um sorriso no coração. Ainda mais se você conseguir relembrar o brilho dos olhos amados. Mesmo se estiverem fechados.

Ou, se quiser muito, faça como as aves e vá tentar escolher parceria.

3 comments:

Fabiano_Alves said...

mas que blz...

isso sim que é ecletismo..

indo do FA até o valentine´s day..

Congrats man!

Love U.

Giordano said...

Muito Bonito teu texto, fala de história, um pouco de economia e acaba de uma maneira bem poética!!

Um Abraço!
Saudades das tuas narrações!!
Rafa Giordano!!!

Anonymous said...

Utilidade Pública!!
Poxa nunca soube o porque da data! agora sei.. rs!!

Pena que nao pude comemorar ao lado de quem eu gostaria.. mas na data brasileira, comemorarei em Londres!! hahaha