Sunday, February 14, 2010

A “Hiperbola” Oval Brasileira






Hipérbole ou auxese é a figura de linguagem que incide quando há demasia propositada num conceito expressa, de modo a definir de forma dramática aquilo que se ambiciona vocabular, transmitindo uma idéia aumentada do autêntico.
Fonte: Wikipedia





O que é mais pretencioso? O pessoal nos Estados Unidos declarar o vencedor do Super Bowl como “Campeão Mundial” num campeonato que envolve apenas um país, ou campeonatos como o da NBB que em 2009 teve a representação de apenas 8 estados, ser o Campeonato Brasileiro de Basquete?

Eu estava relendo alguns artigos publicados em 2009 sobre o Torneio Touchdown, e por mais lisonjeiro que seja, apelidos como “Brasileirão” de Futebol Americano, Nacional de Bola Oval, Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, não expressam a realidade de um torneio com a participação de apenas 6 unidades federativas.

Para que a hiperbóle? Num país com 26 estados e um distrito federal, eu acho que qualquer campeonato para ser considerado o “brasileiro” da modalidade deve ter por baixo a representatividade de ao menos 50% deste nosso imenso país.

Se eu não pensasse assim me sentiria injustiçando o nordeste por exemplo. Como se os esforços e o jogo de mais de 25 times não contassem porque os equipamentos ainda não entraram em jogo por lá. E Manaus? E o resto do Norte?
E o resto do leste e do centro do país?

Acho que o Torneio Touchdown abriu as portas da popularização da bola oval, e de 8 times. Maravilha. Mas estamos apenas começando. Temos mais que melhorar o nível dos jogos, e claro do espetáculo dos eventos. Temos que apoiar todas as iniciativas regionais, na esperança que em poucos anos possamos ter um campeonato de futebol americano tão representativo que possamos com orgulho chamá-lo de “Brasileiro” sem alienar ou ofender estados.

Até lá, vamos promover jogos amistosos, torneios, “bowls”, campeonatos. Até lá eu prefiro chamar o Torneio Touchdown (se preciso for) pelo apelido de Campeonato Pan Estadual de Futebol Americano!

A bola é sua!

André José Adler

PS: Federações estaduais de jiu-jitsu no Brasil:

AC | AL | AP | AM | BA | CE | DF | ES | GO | MG | PA | PB | PR | PE | PI | RJ | RN | RS | RO | RR | SC | SP | SE | TO

Fonte: Wikipedia

24 comments:

Estéfano Souza said...

Adler,

Concordo plenamente com as suas observações e o exemplo do NBB foi muito pertinente pra ilustrar os seus argumentos.

Acho que esse novo torneio da Confederação Brasileira de Basquete não é válido como competição em termos nacionais, uma vez que praticamente todos os times do torneio estão concentrados em SP e RJ e não há uma total abertura para outros estados, exceto para clubes tradicionais como o Minas Tênis, de Belo Horizonte.

Quanto à bola oval, iniciativas como amistosos e o TT são excelentes para gerar intercâmbio de experiência entre times e jogadores. E aí, acredito que seja questão de tempo para termos um verdadeiro torneio nacional de FA, com times de boa parte dos Estados brasileiros.

É isso aí. Abraço e a bola é sua!

Unknown said...

Acho ótimo incentivar times pequenos que ainda nao tiveram chance de chegarem a liga nova. Proponho fazer um post com a lista de todos times conhecidos e separa-los por regiao pra ver quantos ainda faltam se juntar ao TT. Precisamos saber quem está com a gente nessa empreitada futura :D

Abraços

X

André José Adler said...

FIC
Muito bom o artigo!
Acho que a regionalização de ligas e o confronto de seus campeões será o nosso primeiro BRASILEIRÃO.

Que venha então!


Diego Lima
FIC Cangaceiros

PS.: Quando comecei a ler o artigo pensei que a Hipérbole era aquela da família das Elipses, Parábolas... hahuahuaha

André José Adler said...

RE: [redzone] A “Hiperbola” Oval Brasileira

Bola fora do amigo Adler. Wide right ! hahahahah
No Campeonato Brasileiro de Futebol 2010 teremos "apenas" 9 estados representados SP (6), RJ (4), MG (2), RS (2), SC (1), PR (1), Go (2) , BA (1), CE(1). mesma coisa em 2009. Ele não deixa de ser brasileiro por causa disso.
Na 1a copa do mundo tivemos 13 times apenas (7 sulamericanos).
Estrutura, organização e seriedade colocaram esses times no campeonato brasileiro de futebol e no nosso futebol americano também.
Em breve mais estados estarão representados no nosso brasileirão.
Já deu de futebol por aqui, passamos para o próximo assunto. haahhaha


Danilo Müller

Tradutor Inglês/Português
Visite o Blog Diário NFL www.diarionfl.com .

André José Adler said...

RE: [redzone] A “Hiperbola” Oval Brasileira

PUBLICIDADE
Danilo...
não se esqueça que para se chegar a estes números que vc citou as equipes tiveram que enfrentar uma terceira e uma segunda divisões.
Se vc contar todas as divisões atingimos mais de 50 por cento, citados pelo Adler....
A primeiro divisão tem duas dezenas de vagas e so pode privilegiar os melhores.....não por estados, mas por classificação.....
Entendi o que o Adler quis dizer.....não no sentido pleno, mas relativo, porem precisamos de mais equipes, ligas e federações, para poder criar um ranking ou classificação que justtifique o título de campeonato brasileiro.

abr
Claudio
mid tv

André José Adler said...

RE: [redzone] A “Hiperbola” Oval Brasileira

Danilo,


Eu entendo que o Andre nao disse que o esforço, certamente herculeo, dos 8 valorosos times que jogaram a TT09 foi em vao, apenas entendi o desejo dele de que um dia tenhamos um campeonato de FA realmente englobando todas as regioes do pais, eu por exemplo que sou gaucho e moro em Belem, gostaria muito de poder ver jogos por aqui, mas sei que no momento isto nao é possivel, mas sigo torcendo pela ampliaçao do fantastico trabalho para que chegue mais perto de mim.

abraço

Ricardo

André José Adler said...

Leandro [manage]
"A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 16 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet."
Retirado do site Sua pesquisa.

Com base nesse artigo então não consideraria o Uruguai primeiro campeão mundial já q é citado no texto q apenas 16 seleções foram convidadas pela FIFA para participar.

Fora outros campeonatos de outras modalidades q por uma serie de questões em uma primeira abordagem foram feitos por convites ou uma avaliação politica.

Além disso esse post contradiz o q vc mesmo disse em varios momentos durante 2009. Chamando o TT09 de primeiro campeonato brasileiro da bola oval.

Gosto de vc Adler... mas a matéria foi ruim...

André José Adler said...

Caro Leandro,
Uma matéria que promove boas discussões já vale ter sido escrita.
Eu seria a última pessoa a tirar o mérito do Torneio Touchdown, o esforço das 8 equipes. e do sucesso que todos conseguimos. Óbviamente o TT 2009 será lembrado como a semente de tudo o que ainda virá na bola oval brasileira.
E certamente me referí ao TT como o primeiro campeonato equipado brasileiro, pois foi.
Mas como todos os presentes na reunião em Sorocaba, durante Torneio de Seleções do ano passado podem lembrar, a reunião na qual o Mário e eu obtivemos os termos de compromisso, insistí que não chamassemos o torneio de campeonato brasileiro, ou campeonato nacional.
Todas as opiniões divergente das que expressei no meu artigo são válidas, mas eu confesso que escreví pensando mais no futuro do futebol americano do Brasil, do que no passado do futebol.
E neste, o meu ponto de vista é de busca de inclusão nacional.
O brasileiro naturalizado nesta parada sou eu, o gringo da história. Mas sou brasileiro naturalizado, e não carioca naturalizado, ou coisa parecida. Para mim o Brasil começa no Amazonas e termina no Rio Grande do Sul.
Não, eu não vou esperar ter 26 times representando todas as unidades federadas para considerar que um campeonato seja o "Brasileirão". Bastará a oportunidade de participação de times de todas as nossas regiões.
E isto, caro Leandro, poderá acontecer mais breve do que se possa imaginar!
E é por esta fé que eu escreví isto http://andreadler.blogspot.com/2010/02/filosofia-do-torneio-touchdown.html há alguns dias!
abraços
Adler

André José Adler said...

Pelo que conferi quem começou a comentar sobre campeão brasileiro como o do torneio foi o Peixe do Storm.
Depois nosso querido Adler tb apelidou o torneio da mesma forma.

Não vejo nada de estranho e não por ter sido campeão pelo Imperadores que irei pensar ou deixar a lógica aqui.

Os times mais aptos possuem vários critérios.
Estes critérios no final também significam ganhar ou perder as partidas

Mas vamos pensar no seguinte.

Croco se consagrou como o melhor do Paranaense com vários times disputando seu estadual de full-pads.
Arsenal já fez vários jogos para mostrar seu potencial e ser considerado um dos times mais fortes do Brasil
Storm vem aparecendo e tirou a única derrota do campeão e fez jogo forte contra o Arsenal na semi.
Gladiadores começou e no final tirou a vaga dos favoritos da chave sul, no caso o Brown Spiders, que quando ganham ou perdem contra o Croco fazem jogo parelho

Então se o torneio contou com os melhores representantes de cada estado ou região, ainda que tenhamos mais uns 6 times de pads que poderiam ir.

Qual a dúvida que o time que venceu foi naqueles momentos o melhor do Brasil?

Adler, se algo mudou foi a diretoria de algo que fez mudar?
Ou os jogadores que venderam caro este título ao Imperadores que não nós fizeram merecer o título?

André José Adler said...

André José

Epa, Ival!

Eu declarei quando entreguei o troféu em Sorocaba que o RJ Imperadpres fo o melhor time do Brasil em 2009! Indiscutível!

Ok?

André José Adler said...

Ival

Ah sim, decerto teve reclamação.
Mas falou certo, sem paixão. Obrigado

Acho que vou apagar meu post e trocar o que escrevi.
Assim fica só teu comentário e ninguém fica magoado comigo...

^^

ehhh

André José Adler said...

Nilo

Eu apaguei meu post faz horas, porque se pensarmos bem, este tipo de assunto nao acresce em nada pro esporte, nem pra melhor nem pra pior.

André José Adler said...

Victor
Eu considero o TT um Brasileiro de futebol americano.

Tomo como exemplo o Brasileirão de futebol:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_2010_-_S%C3%A9rie_A
(9 estados apenas participam da série A)
.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_2010_-_S%C3%A9rie_B
(12 estados apenas participam da série B)
.
Dessas 40 equipes, 8 são do NE e não há nenhuma do norte. E ainda assim é chamado de Brasileirão. =P

André José Adler said...

ITALO - OrSoN
Victor

Apesar do TT ter sido um otimo Campeonato que abriu varias portas para o F.A. Brasileiro não o considero como Brasileirão da Bola Oval, comparado com o campeonato brasileiro, que antes de ser chamado de Brasileirão era chamado de torneio Roberto Gomes Pedrosa em sua primeira edição contou com 96 clubes de todos os estados Brasileiro(da época), devido as regras e suas varias divisões, Serie A, B, C, D, nas series principais "A e B"vemos poucas unidades federativas participando, então fica longe, distante, quase anos luz a tentaiva de comparação, só o Brasileirão tem quase 40 anos de historia, ou seja, sobe e desce de equipes constante, no entanto concordo com Adler, e tb acharia que para ser um Campeonato Brasileiro deveria ser disputado por equipes e não seleções, por exemplo, SP Storms, Recife Marines, Dragões do Mar, Sorocaba Vipers, Ponta Negra Bulls, Titãs, Sharks, Bravos, All Saints, Crabs e por ai vai, longe de mim de menosprezar ou de diminuir a importância do torneio, só acho que ele ainda não se encaixa na condição de Brasileirão ^^

André José Adler said...

ATENÇÃO: ALGUNS DESTES COMENTÁRIOS SÃO REPUBLICADOS DA LISTA REDZONE E COMUNIDADES DO ORKUT.

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS, NEM PRÓ E NEM CONTRA.
NEM VALER PERDER O TEMPO ESCREVENDO...

OBRIGADO

Adler

André José Adler said...

MJ. WINTERS [Dennis Prants)

NÃO EXISTE NACIONAL SEM REPRESENTANTES DE TODAS AS REGIÕES!

André José Adler said...

Lucas

então o campeonato brasileiro de futebol não é nacional?

André José Adler said...

Filipe

nada pessoal contra o adler, mas pra mim isso eh recalque pois os times que participaram da 1ªliga resolveram tira-lo de embaixador/representante e formando um campeonato brasileiro.
e todos sabem que apesar do campeonato ter sido piloto, nao tem como tirar o merito do rj imperadores como campeoes NACIONAIS!

André José Adler said...

André José

Filipi, que bobagem! Eu tenho muito orgulho dos 8 times do TT2009 e do trabalho que fizemos juntos e desejo boa sorte para eles na nova liga, Assim como terei dos times com os quais faremos o TT2010. E o RJ Imperadores foi de longe o melhor time e quem sabe sera de novo?

Alguns podem ter os seus pontos de vista formados por recalques. Os meus não são.

Reflete e pensa mais amplamente nas coisas, rapaz!

André José Adler said...

Rj imperadores , na minha concepção é um dos melhores times do Brasil , campeao do TT 09 , assim como o CAvaliers ganhou o Torneio capital e o Arsenal ganhou o Pantanal Bowl , todos times fortes , acredito na força do Gladiators qua ganhou o catarinense e do croco q ganhou o paranaense, todos os times ganharam com isso, deixo bem claro na minha humilde opniao , que um titulo , nao está acima do respeito , o RJ imperadores é um time respeitado , sendo Campeao Brasileiro ou não,pode ter ganhado tdo , mais nao podem esquecer que a linha entre ganhar e perder é muito pequena ...
Desejo a todos os times "sorte" neste 2010 , que tenham varios torneios para se disputar e que o respeito prevaleça entre as equipes , e entre os jogadores.Este ano teremos campeonato paulista , paranaense e varios outros torneios fullpads, é com satisfação que agradeço por fzr parte desta historia , ao inves de mancharmos ,podemos solidifica-la mais ainda , um ato vale mais que mil palavras.

Idao Calza

André José Adler said...

Coach:
Desculpe o incomodo Adler mais nosso posso deixar de te elogiar pelo texto sobre a hiperbola do Fa no Brasil. Fantastico, simplismente um espetaculo. Tenho enorme respeito por voce e espero poder continuar ao seu lado na luta pelo Fa no Brasil....

Pietro Deserti.
Def Coordinator do Brusque Admirals.

André José Adler said...

Renato:
Adler, acabei de ler seu artigo sobre a hiperbola do FA no Brasil, e achei que nada personaliza mais a situação do FA no Brasil... É por causa de caras como vc que o esporte no Brasil cresce e se fortalece, queria deixar meus parabéns e um abraço...
De um fã de Araras, SP.

Kick said...

Alexandre - Tree (Timbó, SC)

Adler,

Parabéns pelo artigo. O mesmo será publicado no site da FCFA. A questão é: Vamos fazer o FA um esporte conhecido na "terra brasilis", após esta etapa que esta embrionária, vamos as definições pertinentes globalizadas (nacional, brasileirão, etc etc). Por hora, basta ser uma grande iniciativa de tornar o esporte conhecido pelo público, sem o qual não iremos muito longe.

Abraço!!

André José Adler said...

Alberto

Quem disse que Campeonato Brasileiro de Futebol não tem times de todas as regiões?