Wednesday, February 17, 2010

Carta aberta da AFAB para a Revista ESPN

A Revista ESPN publicou uma matéria excelente sobre o Torneio Touchdown. No entanto há nelas algumas omissões e informações incorretas. Miguel Lopes, Diretor Executivo da AFAB esclarece:

DA: AFAB
AO: EDITOR DA REVISTA ESPN
Em nome da Associação de Futebol Americano do Brasil, venho parabenizar os responsáveis pela revista ESPN pelo excelente trabalho desenvolvido. Um trabalho busca excelência na qualidade da impressão, nas fotos e principalmente isenção e correção de seus textos.

Cabe também agradecer aos senhores pelo espaço dado a pratica do futebol americano no Brasil, a ESPN continua sendo um parceiro fundamental para a divulgação de nossas atividades, garantindo assim o continuo crescimento do esporte no Brasil.

Olhando para a reportagem, “O Nosso Super Bowl” como um parceiro que deseja auxiliar na busca da excelência do trabalho desenvolvido pela revista me sinto na obrigação de corrigir algumas das informações veiculadas nesta reportagem.

Comecemos por esclarecer a idealização do Torneio Touchdown, a primeira vez que tal idéia foi apresentada em publico ocorreu em um evento organizado em Curitiba, onde duas equipes locais, o Crocodiles e o Brown Spiders realizaram sua primeira partida totalmente equipadas. Terminada a partida, foi realizada uma reunião onde estavam presentes representantes da AFAB, das duas equipes, da futura Liga Paranaense, o senhor André José Adler e o senhor Mario Levandowski. Durante esta reunião o senhor André externou sua idéia de desenvolver um torneio envolvendo equipes convidadas as quais deveriam vir de diversos estados e serem capaz de despertar o interesse do publico brasileiro pelo esporte. Imediatamente o senhor Mario se mostrou interessado e juntos começaram a organizar o Torneio Touchdown 2009. Tal fato ocorreu alguns meses antes do Torneio de Seleções, momento no qual mais times foram chamados a participar do Torneio.

Outro ponto que deve ficar claro é que a AFAB sempre procurou apoiar naquilo que lhe foi solicitada, porem toda a responsabilidade e mérito pela organização do Torneio cabe ao Comitê Gestor do Torneio, o qual era formado por representantes de alguns times e o senhor André José Adler. Unicamente para facilitar a comunicação entre o Conselho Gestor e a AFAB mantínhamos um assento como ouvintes no Conselho Gestor. No caso especifico do Torneio de 2009 foi solicitada a AFAB que apoiasse o Torneio nas áreas: arbitral e disciplinar, itens sobre os quais assumimos nossa responsabilidade, porem em momento algum escolhemos ou designamos campos para realização das partidas ou qualquer outro item relativo a organização do evento.

Um ultimo ponto que julgo de grande importância colocar diz respeito na classificação do Torneio como um Campeonato Brasileiro. Seja formal ou seja informalmente vemos tal classificação como totalmente equivocada. Em nosso entendimento um Torneio em que só podem participar equipes convidadas, onde a definição das equipes a serem convidadas e feita por um pequeno grupo de pessoas, onde o Grupo Gestor não tem um representatividade nacional e principalmente por não ser este o objetivo do Torneio. Que fique claro a AFAB apoiou e reconhece a grande contribuição trazida pela realização do Torneio em 2009.

Mais uma vez agradeço o apreço que a ESPN tem com o futebol americano no Brasil e esperamos ter contribuído de forma positiva para o belo trabalho que vem sendo desenvolvido pela Revista ESPN.


Miguel Lopes
Diretor Executivo
Associação de Futebol Americano do Brasil



Os presentes na reunião em Curitiba: De pé comigo: Rodrigo Hermida, Miguel Lopes (AFAB) Nilo Tavares (Barigui Crocodiles), Fernando Boing (LCFA), Adan Rodrigues (Crocodiles), Romenito Siewerdt (Joinville Gladiators), Mário Lewandowski (São Paulo Storm) Agachados: Marcio Alves (Curitiba Brown Spiders), David Pereira (Hurricanes), Rodrigo Proença (Brown Spiders)

No comments: