Tuesday, February 2, 2010

Filosofia do Torneio Touchdown

Após o sucesso do Torneio Touchdown 2009, que deu a oportunidade para 8 times jogarem pela primeira vez um campeonato multi-estadual, e ajudou a projetar a Bola Oval brasileira à uma visibilidade histórica, o Torneio Touchdown II espera dar mais um passo para a popularização da prática do futebol americano jogado no Brasil, e de seu apelo para o maior número de espectadores possíveis.

Os times pioneiros do ano passado optaram por continuar o seu desenvolvimento fundando uma liga própria para um novo campeonato de futebol americano.

Criou-se a oportunidade para o Torneio Touchdown 2010 possibilitar a entrada de 8 times que terão a mesma oportunidade de estréia e desenvolvimento que tiveram o Gladiators, Crocodiles, Brown Spiders, Tubarões do Cerrado, Arsenal, Vipers, Storm, e o campeão RJ Imperadores.

Reconhecendo que a dimensão do Torneio Touchdown requer o apoio administrativo e legitimizador de uma liga, o caminho natural foi levar o TT 2010 para a única liga brasileira de escopo nacional, já reconhecida pelo Ministério dos Esportes e pelos orgãos internacionais de futebol americano, a AFAB.

Assim como a missão da AFAB é o desenvolvimento deste esporte em todos os níveis desde a sua base, e o apoio à todas as iniciativas legítimas que ocorrem no Brasil, a filosofia do Torneio Touchdown é o de criar oportunidades para mais times e ser um momento desta história de um esporte que certamente achará seus próprios caminhos.

Na medida que os campeonatos estaduais vão se desenvolvendo pelo país, a visão de um verdadeiro e representativo campeonato nacional com os campeões de cada estado parece se tornar uma probabilidade futura.

Enquanto não chegamos à um número de times equipados e capazes para um “brasileirão”, ou um modelo Liga da UEFA que seja, o Torneio Touchdown fará sentido criando lado à lado com novos times os jogos e eventos esportivos que ano à ano vao aumentando a atenção para a bola oval.

O Torneio é um “invitational”. Uma vez identificados times de qualidade e boa administração capazes de ter emocionantes rivalidades dentro do campo, e união de esforços fora dele, estes times são convidados.

Bons estádios, transmissão ao vivo pela internet, estátisticas de jogo serão fundamentais para interessar ao público e eventuais patrocinadores.

Entendendo as nossas realidades, qualquer associação de time com clube de futebol, instituição de ensino particular, ou empresas não serão tomadas em conta preconceituosamente, assim como não serão fator determinante de inclusão.

Paralelamente, o Torneio Touchdown apoia todas as iniciativas de formação de novos times no Brasil, e novos torneios, bowls, campeonatos.

Quanto mais... melhor!

2 comments:

Unknown said...

Acho ótimo incentivar times pequenos que ainda nao tiveram chance de chegarem a liga nova. Proponho fazer um post com a lista de todos times conhecidos e separa-los por regiao pra ver quantos ainda faltam se juntar ao TT. Precisamos saber quem está com agente nessa empreitada futura :D

Mara Vieira Lobo said...

Ótima idéia! mas importante esclarecer... todos os times de Futebol Americano no brasil sao pequenos, iniciantes e amadores, e que se equiparam a custa dos próprios jogadores que compraram seu proprio equipamento! Por isso, entendo ridicula e vergonhosa a decisao das 8 equipes que usaram o prestigio de Adler e seu apoio, veja a foto, isso para atrair público e midia, e agora por orgulho pessoal decidem formar uma nova liga para realizar um novo campeonato similar ao TT, mas que na verdade, nao é o TT. Isso é nojento...talvez o objetivo seja se revezarem nessa nova taça por oito anos, o que nada tem a ver com o espirito esportivo e o desenvolvimento do esporte no Brasil que tanto defendem. Acho que ta na hora de os outros times mostrarem a cara, sao mais de 20 filiados a AFAB! Por isso Adler nao desista e continue nessa caminhada, o futuro é grande!