Saturday, November 20, 2010

A ROTA DO CAMPEÃO!


Há um ano, em 21 de novembro, foram disputadas as semifinais do primeiro campeonato brasileiro de futebol americano, o Torneio Touchdown. Ambas as partidas foram decididas no mesmo dia no Estádio do Ibirapuera em São Paulo.

A primeira, jogada de manhã, entre o São Paulo Storm (3-1) e o Cuiabá Arsenal (2-0) produziu uma prorrogação com os momentos mais eletrizantes do torneio todo e o time paulista acabou ganhando por 28-27.

A segunda semifinal foi entre o RJ Imperadores (hoje Fluminense) (3-1) e o Barigui Crocodiles (3-1) que veio desfalcado de Curitiba para uma partida sob chuva fortíssima que quase acabou com o gramado do Ícaro de Castro Melo e que entrou para a história com o apelido de "Lama Bowl".

O time carioca venceu por 20-0 e seguiu para levar a melhor sobre os paulistas por 14-7, num jogo disputado 50% no dia seguinte e concluiído apenas em 12 de dezembro em Sorocaba. Lá, no estádio da Facens, o Imperadores recebeu o troféu do Torneio Touchdown e tornou-se o 1º Campeão Brasileiro de Futebol Americano, título que ostenta com orgulho desde então.

Neste segundo campeonato, inovamos e decidimos dividir as semifinais em duas cidades. Jogos matutinos se provaram um inconveniente de pouca atração para o público. Originalmente programados para dia 27 e 28, após reflexão decidimos disputá-los no mesmo dia. Um jogo de domingo apresentaria problemas de trabalho, faculdade, etc. para o time visitante na segunda-feira.

Com um campeonato extremamente equilibrado este ano, numa tabela onde todos tiveram oportunidades, nenhum time ficou sem vitória. Sobressaíram-se para a disputa das semifinais os times do Espírito Santo, o Vila Velha Tritões (2-2) que mostrou o ataque mais prolífico e receberá o paranaense Curitiba Hurricanes (2-2) com a defesa menos vasada, o catarinense São José Istepôs (3-1) , de Florianópolis que perdeu apenas a sua primeira partida , e o Vasco da Gama Patriotas (3-1), do Rio de Janeiro, que venceu também as suas últimas três partidas em jogos memoráveis.

Se em 2009 as semifinais foram um marco por terem sido as primeiras, o potencial de qualidade de jogo e espetáculo para público são muito maiores com as partidas disputadas em Florianópolis onde mais de 800 pessoas prestigiaram o Istepôs no Estádio da Academia da PM, e em Vila Velha que atraiu para o Estádio do Tupy cerca de 2450 pessoas nos 2 jogos de mando do Tritões.

Portanto na noite do próximo sábado, dia 27, saberemos quais serão os dois times que irão no dia 11 de dezembro para Vila Belmiro, um dos palcos sagrados do futebol brasileiro. Lá, o anfitrião Santos Tsunami jogará uma preliminar contra o Osasco Soldiers, e às 16 horas começará a disputa pelo Troféu Touchdown Brasil na festa que vai coroar o 2º Campeão Brasileiro de Futebol Americano do Torneio Touchdown.

No comments: