Monday, July 26, 2010

UM CAMPEONATO BRASILEIRO PARA O FUTEBOL AMERICANO.





Desde o ano passado, mais e mais brasileiros vem descobrindo as suas habilidades com a bola oval. E mais times vão se equipando pelo país, à custa de muitos esforços e gastos pessoais e formando suas torcidas.

O interessante é que o futebol americano foi introduzido pela televisão no Brasil, diferentemente do futebol trazido da Inglaterra em 1894 por Charles Miller ao incluir na sua bagagem duas bolas usadas, um par de chuteiras, um livro com as regras do futebol e uma bomba de encher bolas.

Nem quando Augusto Shaw introduziu o basquete no Brasil, na Associação Atlética Mackenzie de São Paulo, em 1896 havia outra fonte de divulgação que a própria prática de um esporte novo.

Tendo alguns jogos transmitidos pela TV Tupi em 1969, a NFL teve transmissões na Rede Bandeirantes já nos anos 90 e todas as temporadas das liga profissional americana passaram a ter cobertura completa na ESPN (assim como algumas universitárias). A BandSports contribui também desde meados da década de 2000 para que mais pessoas entendam a riqueza e as possibilidades deste esporte, aparentemente violento e moroso para a maioria.

Em 1998, André José Adler (então narrador da ESPN Internacional), interessado em aproximar uns dos outros os então poucos fans declarados da NFL, fundou uma lista de discussão sobre a bola oval na internet, a Lista Redzone, e os fans da National Football League no Brasil passaram a ter um ponto de encontro para conversarem sobre a bola oval e alguns sobre o seu desejo de se encontrarem para jogar também.

Percebendo que o futebol americano é um esporte de inclusão, permitindo que pessoas de habilidades e biotipos diversos participem democráticamente num esporte de equipe, Adler aproveitou o microfone da ESPN para divulgar as notícias dos primeiros esforços organizados no Brasil, em todos os jogos transmitidos em português dos Estados Unidos até 2006. Foi assim que nomes como Carioca Bowl e Liga Flag de São Paulo começaram a ser falados. Também no exterior, quando Adler veio fazer uma reportagem para o “NFL Blast”, um programa da liga americana que era exibido em mais de 100 países.

O PIONEIRO.


Desde a primeira vez que uma bola oval foi lançada no Brasil, os amantes do esporte sonhavam com um campeonato nacional, organizado e estruturado. Levou uma década, mas o futebol americano com equipamento completo deu em 2009 o seu maior passo no Brasil. Espectadores em 7 cidades tiveram a oportunidade de assistir em estádios o que antes só era possivel ver na televisão.


As mesmas ombreiras e capacetes com os quais muitos se acostumaram a ver jogadores do New Orleans Saints, Pittsburgh Steelers, Dallas Cowboys, San Francisco 49ers e os outros times da NFL foram usadas em campos no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Sorocaba, Joinville e Cuiabá no Torneio Touchdown .


Em 2009 O Cuiabá Arsenal, Joinville Gladiators, Sorocaba Vipers, Barigui Crocodiles, Curitiba Brown Spiders, Tubarões do Cerrado, São Paulo Storm e RJ Imperadores (Campeão do Torneio Touchdown 2009) foram lançados no panorama nacional com cobertura de mídia das redes de televisão aberta e por assinatura e pela imprensa escrita do país.

Enquanto estes times já fundaram uma liga própria para disputarem um novo campeonato multi-estadual, novamente, em 2010, o Torneio Touchdown revelará times de 7 cidades brasileiras nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e, pela primeira vez na história, no Espírito Santo.


EM 2010 O CAMINHO ABERTO DA BOLA OVAL BRASILEIRA.


Este ano será a hora e a vez do Tritões-Cavaliers, Rio de Janeiro Patriotas, São Paulo Spartans, Curitiba Hurricanes, Ponta Grossa Phantoms, São José Istepôs e Jaraguá do Sul Breakers debutarem num campeonato nacional.


Estas foram as equipes convidadas para o Torneio Touchdown 2010, que foi batizado pelo seu “padrinho” e conselheiro de 2009 André José Adler. Adler este ano assumiu a coordenação do torneio como seu diretor, continuando o seu sonho de ampliar a prática do esporte de equipe mais inclusivo de todos..
O Torneio Touchdown contará este ano com a chancela administrativa da AFAB, a Associação de Futebol Americano do Brasil, a única liga brasileira da modalidade reconhecida no país pelo Ministério dos Esportes e internacionalmente pela IFAF (International Federation of American Football), e pela PAFAF (Pan-American Federation of American Footbal).


As regras pelas quais novamente se regerá o Torneio Touchdown são as aprovadas pela Comissão de Arbitragem da AFAB e baseadas em versão das regras da IFAF. Para quem já assistiu jogos de College Football na televisão, disputado sob as regras da NCAA, tudo será muito familiar. Há ainda a vantagem da “Mercy Rule”, regra introduzida no futebol americano do Brasil por Adler, pela qual se um time está perdendo por 30 pontos ou mais no 4º quarto, o cronômetro não pára evitando entre outras coisas um espetáculo arrastado.

fonte: Touchdown Net

No comments: