Sunday, December 4, 2011

Um balancete pré-final da 3ª edição do Torneio Touchdown

Após uma temporada que incluiu 16 times (50% estreando em campeonato nacional), 3 de Santa Catarina, 3 do Paraná, 5 de São Paulo, 1 de Minas Gerais, 2 do Rio de Janeiro, 1 do Espírito Santo, e 1 de Brasília (DF), seis times se classificaram para os playoffs do Torneio Touchdown III.

Os catarinenses foram representados na pós-temporada pelo estreante Corupá Buffalos, os paranaenses pelo Ponta Grossa Phantoms, os paulistas pelo Corinthians Steamrollers, os cariocas pelo estreante Botafogo Mamutes e pelo vice-campeão do TTD 2010 Vasco da Gama Patriotas, e os capixabas novamente pelo Vila Velha Tritões, na busca de um bicampeonato.

Mas creio que tanto para o SP Sharks que disputou a última vaga com o Ribeirão Preto Challengers, que a conseguiu, como também para o ABC Corsários, Curitiba Hurricanes, Curitiba Predadores, Jaraguá Breakers, Palmeiras Locomotives, Santos Tsunami, Timbó Rhinos, Tubarões do Cerrado, e o Uberlândia Lobos foi também um ano de grandes passos e aprendizado.

Fizemos um campeonato que com seus altos e baixos, no campo e fora dele, chamou uma grande atenção para o futebol americano no Brasil. Mesmo cometendo erros aqui e ali, com um espírito de coletividade maior ou menor de cada time, seguimos em frente remando contra a maré quando necessário e achamos os melhores mares navegáveis.

O Torneio Touchdown tornou-se cada vez mais uma marca reconhecida pela mídia nacional e manteve a sua filosofia de imparcialidade e trabalho. Atraímos milhares de pessoas para nossos estádios, dezenas de milhares para nosso site, mas infinitamente menos do que o potencial que se pode vislumbrar.

Com um formato inédito e ousado, foram 44 jogos disputados entre 2 de julho e 26 de novembro de 2011. Acredito não ter havido nenhum negligenciado. No entanto, cada jogo foi uma lição para mim e acredito que para todos os envolvidos.

Uma associação com a LFT Marketing, formando a empresa Touchdown Promoção de Eventos Esportivos, pensando em melhores condições para este esporte tão caro foi feita acreditando no futuro do Torneio Touchdown e do futebol americano no Brasil. Mesmo assim os novos parceiros já mostraram as suas mangas e mostrarão mais do seu potencial de 11 de dezembro em diante.

Existem times sem Torneio Touchdown, e o Torneio Touchdown só existe com times. A soberania de cada equipe do TTD e fora dele sempre foi reconhecida. Ao mesmo tempo o comprometimento de cada time participando no TTD deve ser desenvolvido ainda mais para o progresso de cada um e de todos.

De qualquer modo, esta temporada de futebol americano no Brasil que viu a afirmação nordestina com o 1º campeonato da LINEFA, o 2º campeonato da LBFA, tantos amistosos e torneios regionais, os campeonatos estaduais, e o desenvolvimento do flag, vai culminar com o jogo entre o Corinthians Steamrollers e o Vila Velha Tritões no próximo domingo, decidindo um novo campeão ou um bicampeonato na 3ª edição do Torneio Touchdown.

Fica aqui o meu agradecimento para você que foi jogador, técnico, dirigente, árbitro, narrador, comentarista, digitou play by play, segurou pirulitos, placar, levou água, atendeu em ambulância, pintou campos, colaborou para o site, fotografou, escreveu no seu blog, no seu jornal, entrevistou para a sua televisão ou rádio, fez segurança em estádio, patrocinou, deu desconto, fabricou camisas ou equipamentos, facilitou estádios, deu caronas, deu bons conselhos, trouxe a bola de volta, fez contatos, digitou listas, fez estatísticas, dançou como cheerleader ou ginasta, tocou com sua banda, foi DJ, badalou no seu Facebook, Twiitter ou Orkut, acompanhou na internet, aplaudiu no estádio, e apoiou como pode e não fez nada para atrapalhar!

Espero encontrar muitos de vocês prestigiando o futebol americano no Brasil em 11 de dezembro de 2011, 17 horas, no Estádio Ícaro De Castro Mello (Ibirapuera).

A bola é sua!

André José Adler

1 comment:

Renato Gonzales said...

Grande Adler! Te acompanho desde os tempos de ESPN em Bristol e adorei revê-lo no "The Book is on the Table" da semana passada. Existe alguma chance de você voltar a transmitir NFL por lá, agora que parece estar morando definitivamente no Brasil? Sei que andas bem envolvido com o Torneio Touchdown, mas adoraria voltar a vê-lo transmitindo um jogo oficial de futebol norte-americano novamente. Um abração do também jornalista, Renato