Tuesday, June 7, 2011

Os Guardiões do Futebol Americano

Bill LeMonnier veio, ensinou e deixou amigos no Brasil. Certamente ficou meu. Além de um profissional da maior competência, ele demonstrou sensibilidade e humor durante a excelente clínica de arbitragem em Guarulhos. Estou orgulhoso de ter sido parceiro dele na apresentação e tradução, e grato pela chance também de compartilhar algumas das minhas observações nestes dois anos que estou no Brasil envolvido em organização de campeonatos.


Foi emocionante ver representantes de Belém, Brasília, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina priorizando o aprendizado e refinamento dos seus conhecimentos sobre as regras e a maneira de empregá-las.Estas cerca de 50 pessoas tornaram-se muito especiais e merecedoras do meu maior respeito e apreciação. Estou certo que poderão compartilhar muito em suas cidades, elevando o nível da arbitragem dos jogos brasileiros. Os que poderiam ter tido a oportunidade de estar lá e não foram perderam uma chance maior que possam imaginar.

Foi também um prazer trabalhar novamente em parceria com o Flávio Cardia e o incansável Mario Lewandowski. Juntos, organizamos o primeiro campeonato brasileiro de futebol americano, o Torneio Touchdown em 2009, e hoje eles como Diretor Executivo e Diretor de Marketing da AFAB e eu na gestão do TTD estivemos novamente unidos em prol de um objetivo para beneficiar o progresso da bola oval brasileira. E desta vez sem falta de luz interrompendo...

Rever o pessoal do São Paulo Storm, que eu não via desde o Torneio Touchdown 2009, e o pessoal do São Paulo Spartans que eu não encontrava desde o TTD 2010 foi também um grande prazer e sou muito grato à eles pela participação no jogo-aula.

Além de tudo, foi uma experiência (e um desafio) muito divertida servir de intérprete do Bill (obrigado Dan Muller pelo apoio). Aprendi mais sobre detalhes de regras do que em quase 19 anos narrando, comentando, escrevendo, entrevistando jogadores e técnicos, e produzindo programas de futebol americano. Aviso que tenho também o meu Cerificado de Conclusão assinado oficialmente pelo Flávio Cardia, pela AFAB e pelo Bill LeMonnier, como USA Football Rules Committee Chairman. Mas não se preocupem. A possibilidade de me verem apitando um jogo é tão grande quanto à de o Steve Young voltar como QB do San Francisco 49ers e ganhar o Super Bowl...

Outro prazer foi conhecer o Karl, da KG Esportes que patrocinou o evento, tornando possível a presença de muita gente que gastou bem mais em viagens do que a inscrição nada exorbitante de 80 reais para a participação nos dois dias da clínica. Muitos KGs de agradecimentos para o Karl, uma pessoa que fala olhando nos olhos como eu gosto.

Oferecemos ao Bill LeMonnier uma placa de agradecimento: “Our appreciation for being a part of the American Football experience in Brazil and helping it take another step forward.” (Nossa apreciação por ser parte da experiência do futebol americano no Brasil, ajudando-o à dar mais um passo à frente). Acho que ele não esperava por esta, mas certamente poderia esperar mais do que eu quando estava traduzindo já no final da parte no auditório do Centro Adamastor (cedido pela Prefeitura de Guarulhos) o seu comentário sobre uma moeda de jogo numerada da sua coleção particular. Uma moeda do “Arch Rivalry” (assim chamada pelo jogo entre as universidades de Illinois e Michigan disputado em 2010 em St. Louis, Missouri famosa pelo seu arco). E em seguida me agraciou com a medalha. Não, não consegui disfarçar lágrimas. Será usada em 2 de julho no Kickoff do Torneio Touchdown III em Vila Velha.

Mas uma coisa não será esquecida por ninguém. Quando Bill concluiu os trabalhos dizendo: “Somos jogadores, técnicos e árbitros. Nós somos acima de tudo os Guardiões do Esporte”.

2 comments:

Jorge Adler said...

Belo trabalho Adler que você tem feito pelo futebol americano no Brasil

Jorge Adler said...

Belo trabalho Adler que você vem fazendo pelo Futebol americano no Brasil