Friday, July 31, 2009

Torneio Touchdown, a hora e a vez da bola oval brasileira.



No começo havia a TV por assinatura e haviam fans da National Football League no Brasil. A Lista Redzone, hoje com 2500 associados, era o único ponto de encontro possível para os fans do esporte conversarem sobre a bola oval e alguns sobre o seu desejo de se encontrarem para jogar também...

Com o pioneirismo dos times do Carioca Bowl e da Liga Flag de São Paulo o número de praticantes no Brasil todo cresceu. E cresceu também o sonho de se jogar futebol americano da maneira mais completa.

Levou uma década, mas o futebol americano com equipamento completo dá agora o seu maior passo no Brasil. Espectadores em 7 cidades brasileiras terão a oportunidade de assistirem em estádios o que antes só era possivel ver na televisão.

As mesmas ombreiras e capacetes com os quais muitos se acostumaram a ver jogadores do New England Patriots, Pittsburgh Steelers, Dallas Cowboys, San Francisco 49ers e os outros 28 times da NFL serão usados em campos no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Sorocaba, Joinville e Cuiabá.

Só que estes equipamentos estarão sendo usados por atletas do Cuiabá Arsenal, Joinville Gladiators, Sorocaba Vipers, Barigui Crocodiles, Curitiba Brown Spiders, Tubarões do Cerrado, São Paulo Storm e RJ Imperadores.

Desde a primeira vez que uma bola oval foi lançada no Brasil, os amantes do esporte sonham com um campeonato nacional, organizado e estruturado. Com o crescimento do esporte e a visibilidade que foi atingida com jogos por todo território brasileiro, o momento para que a idéia fosse concretizada finalmente chegou.

O Torneio Touchdown, como foi batizado pelo seu “padrinho” e conselheiro André José Adler, o narrador esportivo fundador da Lista Redzone, será realizado com capacetes e ombreiras, e todos os seus jogos terão uma infra-estrutura mínima para conseguir atrair público, mídia e futuros patrocinadores. Os times,divididos em Divisões Regionais, disputam o Título de Divisão em dois turnos, com jogos em casa e fora de casa. Os melhores colocados disputam as Finais, em sede rotativa. Em 2009 as Finais serão em São Paulo.

Os times que foram convidados à participar tem os seus nomes já reconhecidos no cenário nacional e já mostraram ter a capacidade de organizar jogos em suas cidade e /ou realizar viagens para fora do seu estado. Vamos conhecê-los um pouco mais, em ordem alfabética.


Barigui Crocodiles: No ano de 2003 um grupo de amigos, apaixonados pela bola oval, resolveram acreditar num sonho de montar um time de futebol americano. O sonho foi ainda mais longe, quando uma estrutura voltada para a organização, acabou ajudando o grupo de jovens à fundar o Barigui Crocodiles.
O nome do time foi escolhido em função do local que o time realiza seus treinos, o Parque Barigui, e pela derivação da lenda do jacaré que habita o lago do parque em Curitiba. Em cinco anos de existência, o Barigui Crocodiles já participou de importantes torneios, mas o grande feito da equipe, aconteceu no Uruguai, quando enfrentou o Emperadores de Montevidéu, até então campeão nacional daquele país. Depois de um brilhante desempenho no Pantanal Bowl III, o Barigui (“Croco” para os íntimos) está pronto para mostrar seus dentes no Torneio Touchdown.

Cuiabá Arsenal: O Cuiabá Arsenal foi fundado em Abril de 2006 pelo grupo de amigos que praticava Futebol Americano no campo da UFMT. O nome foi escolhido em homenagem ao Arsenal de Guerra, prédio histórico de Cuiabá que hoje é um centro cultural mantido pelo SESC. A primeira partida foi em 16/06/2006 contra o Tubarões do Cerrado em Cuiabá. Vitória do Arsenal por 30 a 8. Em Setembro de 2006 a equipe enfrentou o Ponta Grossa Black Knights, o Curitiba Brown Spiders e o Jaraguá Breakers na casa dos adversários, naquela que foi a primeira grande aventura do time. A primeira competição foi disputada em Abril de 2007 em Brasília. Desde então foram seis Bowls com quatro conquistas: Pantanal Bowl I (2007), II Torneio Capital (2008), Sorocaba Bowl I (2008) e Pantanal Bowl III (2009). A equipe enviou sete jogadores para a Seleção Brasileira que enfrentou o Uruguai em Montevidéu em Novembro de 2007 além do Coordenador Ofensivo; em 2008 foram quatro joadores convocados. O Cuiabá Arsenal está totalmente equipado e se orgulha de organizar o Pantanal Bowl, que é considerada a competição mais bem organizada do país, um parâmetro desejável para todos no Torneio Touchdown.

Curitiba Brown Spiders: O Curitiba Brown Spiders surgiu em 2001, a partir da iniciativa de um fã de futebol americano que tinha grande interesse em praticar o esporte, mas não conhecia um time em sua cidade. Durante a transmissão de uma partida da NFL, Rafael Bruzamolin enviou recados para pessoas em Curitiba que gostassem de bola oval. Disse que estaria, em determinado dia e horário, em um gramado atrás do atual Museu Oscar Niemeyer, à espera de adeptos do esporte. A idéia funcionou, cerca de quatro futuros jogadores se comprometeram a voltar todo final de semana e montar um time. O time foi batizado com a tradução para inglês de “aranha-marrom”, um aracnídeo típico da região de Curitiba, portadora de um veneno extremamente poderoso. Pouco tempo depois da formação da equipe, o Curitiba Brown Spiders passou a disputar amistosos contra times do Paraná e Santa Catarina. Em 2005 e 2006, participou do torneio Sul Bowl e foi campeão das duas edições. Até hoje, o Curitiba Brown Spiders permanece invicto. Em toda a sua história, dois empates são os piores resultados. Em outubro de 2008, o Brown Spiders enfrentou o Barigui Crocodiles no que seria o primeiro jogo de futebol americano com equipamentos de proteção oficiais – semelhantes aos usados nos Estados Unidos – em território brasileiro, com vasta cobertura da imprensa regional, nacional e especializada, e platéia de 2,5 mil pessoas. Terá um impacto grande no Torneio Touchdown.

Joinville Gladiators: O futebol americano tem uma longa história em Santa Catarina, mas apenas em 1998, na praia de Balneário Camboriú, o Joinville Panzers realizou seu primeiro jogo contra um time formado por atletas de fora de Joinville. Desde então aquele time teve apenas uma derrota em 100 jogos oficiais e venceu os 3 Campeonatos Catarinenses além de 6 outros títulos. Após a saída de vários jogadores do Panzers , muitos se reuniram e montaram uma nova equipe chamada Gladiators Football Team. Fundado em 12 de outubro 2008, o novo time de Joinville, treina desde o início de novembro de 2008. O Gladiators, completamente equipado, se prepara uma grande estréia em campeonato mesmo sendo o “caçula” no Torneio Touchdown.


RJ Imperadores: Para suprir os anseios dos jogadores de Futebol Americano do Rio de Janeiro, foi fundado, em janeiro de 2008, por Flávio “Skin” Cardia, o primeiro time de grama da cidade, que, em homenagem ao bicentenário da chegada da família real ao Brasil (1808-2008), recebeu o nome de Rio de Janeiro Imperadores, e como sede de treinamento o time usará a segunda casa de Dom João, durante sua permanência no Rio de Janeiro, a Quinta da Boa Vista. Atualmente o Estado do Rio conta com aproximadamente 16 times de futebol americano, porém como todos jogam na areia, foi criado o Rio de Janeiro Imperadores, que representou Rio no Sorocaba Bowl. O time conta com um elenco muito forte, já que o Estado do Rio é o que mais possui praticantes do esporte no país, formando uma verdadeira “seleção carioca”, e com uma comissão técnica formada por pessoas com grande experiência no esporte, tendo muitos títulos cariocas no currículo, e está pronto para imperar no Torneio Touchdown.

São Paulo Storm: O São Paulo Storm nasceu quando os amigos Henrique Cunha, Fernando “Gordo” Lanzieri, Vinicius “Tails” Gaspar e Vitor Verniz resolveram sair do SP Tigers no meio de 2006 para formar um novo time.
Quando os irmãos Erick e Ricardo Galache se juntaram ao grupo, o designer gráfico Ricardo mostrou aos demais uma nuvem nervosa com uma bola de futebol americano debaixo dos braços em um dia chuvoso em São Paulo, foi daí que surgiu o nome Storm. Ainda em 2006 foram chegando peças importantes para a fundação do time, Mario Lewandowski (atual presidente), Marcio Oliveira, Rafael Annaruma, Renato “Spy” Grassiotto e Leonardo Sardinha (Atual Coordenador de Ataque), o time se organizava para jogar no ano seguinte.
Em 2007, o time participou do Campeonato de Flag da Liga Paulista (LPFA) , perdendo nos playoffs, enquanto vários dos seus jogadores adquiriam experiência jogando dois dos mais importantes campeonatos de futebol americano de grama do país, o Torneio Capital (Brasília) e o Pantanal Bowl (Cuiabá). No final do ano dois atletas foram selecionados para a 1a Seleção Brasileira de Futebol Americano. Em 2008, o Storm resolveu entrar com tudo na estruturação do time para jogar exclusivamente o futebol americano de grama com equipamento completo . Seletivas foram organizadas e equipamentos adquiridos. O elenco cresceu e se fortaleceu, o time fez 7 partidas no ano, participando da Taça Adler, onde foi campeão, e do Sorocaba Bowl. Os jogadores de linha ofensiva Dhiego Taylor e Danilo Muller foram chamados para a Seleção Brasileira. No começo de 2009 o Storm foi base da Seleção Paulista campeã Brasileira no Torneio de Seleções realizado em Sorocaba. O atual elenco possui mais de 60 atletas, um grupo experiente, forte, promete fazer bonito no Torneio Touchdown.

Sorocaba Vipers: Time fundado em 5 de Agosto de 2006. No ano de 2007 disputou 3 campeonatos e se sagrou campeão de forma invicta nos 3 torneios (Torneio Inegração de Flag-2007 ,1ª Taça Brasil de Flag ,Liga Flag 2007).Em 2008 o time se focou na modalidade tackle sendo convidada para participar do II Torneio da Capital em Brasília, ficando com a 3ª colocação do Torneio, ficando conhecido no cenário nacional do futebol americano.Ainda em 2008 o Sorocaba Vipers organizou o Sorocaba Bowl (Etapa do Circuito Brasileiro de F.A), o 1º campeonato da modalidade tackle realizado no estado de São Paulo , sendo considerado uns dos torneios mais bem organizados já realizado no Brasil.
Em 2009 Sorocaba foi a casa do 1º Torneio de Seleções disputado na modalidade Tackle Full Pad (Equipamento Completo) o primeiro realizado no Brasil onde a Seleção Paulista se sagrou Campeã contendo em seu elenco 10 jogadores do Sorocaba Vipers. Desde o começo do ano a equipe vem focada e se equipando para a disputa do Torneio Touchdown

Tubarões do Cerrado: O Tubarões do Cerrado nasceu de um grupo de fãs de Futebol Americano de Brasília que se conheceram pelo Orkut e resolveram organizar as primeiras peladas nos gramados da Esplanada dos Ministérios, isso no ano de 2004. A primeira partida da equipe aconteceu em Junho de 2006 em Cuiabá. Depois de 20 horas de viagem a equipe com apenas 18 jogadores perdeu para um Arsenal completo, com mais de 40 jogadores, pelo placar de 30 a 8. Nascia ali uma das maiores rivalidades do esporte no Brasil. Em Novembro de 2006 o Tubarões recebeu o Arsenal em seus domínios e deu o troco, vencendo a partida por 14 a 12, com a defesa tendo uma apresentação muito boa. Em Abril de 2007 o Tubarões organizou o I Torneio Capital de Futebol Americano. Venceu as três partidas e conquistou o torneio de forma invicta O II Torneio Capital aconteceu em Abril de 2008 e o Tubarões conquistou o segundo lugar. Este ano o Tubarões que já se encontrou com o Arsenal no Pantanal Bowl III, irá enfrentá-lo em dois jogos do Torneio Touchdown, sendo que um deles será dentro do III Torneio Capital, ou “Brasília Bowl” para os íntimos. O primeiro nome da equipe foi Brasília Sharks. O nome Tubarões do Cerrado nasceu de uma brincadeira que um colega de trabalho do Leandro Barreto fez com ele.

As regras pelas quais se regerá o Torneio Touchdown são as do Manual de Regras do Futebol Americano de Grama, revisadas e aprovadas pela Comissão de Arbitragem da Associação de Futebol Americano e Bandeira do Brasil (AFAB) e pela Comissão de Arbitragem da Associação Nordestina de Futebol Americano (ANEFA) em Julho de 2009. Para quem já assistiu jogos de College Football na televisão, disputado sob as regras da NCAA, tudo será muito familiar.

A bola é sua!

Esta é a tabela da temporada regular:


Data Partida Local
09/08/09 Brown Spiders @ Gladiators Joinville, SC
15/08/09 Vipers @ Storm São Paulo, SP
22/08/09 Crocodiles @ Brown Spiders Curitiba, PR
29/08/09 Storm @ Imperadores Rio de Janeiro, RJ
05/09/09 Arsenal @ Tubarões Brasília, DF
12/09/09 Gladiators @ Crocodiles Curitiba, PR
26/09/09 Imperadores @ Storm São Paulo, SP
03/10/09 Brown Spiders @ Crocodiles Curitiba, PR
10/10/09 Imperadores @ Vipers Sorocaba, SP
17/10/09 Crocodiles @ Gladiators Joinville, SC
17/10/09 Vipers @ Imperadores Rio de Janeiro, RJ
24/10/09 Tubarões @ Arsenal Cuiabá, MT
31/10/09 Storm @ Vipers Sorocaba, SP
07/11/09 Gladiators @ Brown Spiders Curitiba, PR

O site oficial do Torneio Touchdown é www.touchdown.net
A comunidade no orkut é http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=88148589
O Twitter é http://twitter.com/T_Touchdown09